Header Ads

Brasileirão da Série D: Imperatriz estréia em julho contra o Interporto do Tocantins

Com início previsto para o dia 12 de julho, a Série D do Campeonato Brasileiro foi apresentada nesta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além da manutenção da fórmula de disputa, desta vez com apenas 40 times, os três paulistas foram separados e tentarão subir de degrau no futebol brasileiro em grupos diferentes.


De acordo com a tabela da CBF, a Sociedade Imperatriz de Desporto (SID), o Cavalo de Aço, estréia fora de casa, contra o Interporto Futebol Clube, no estádio General Sampaio, em Porto Nacional, a 60 quilômetros de Palmas.

Interporto Futebol Clube, primeiro  adversário do Imperatriz na Série D do Brasileirão 


Menos prestigiada que suas "primas ricas", a quarta divisão seguirá a tendência das principais divisões e terá fair play financeiro, ou seja, os clubes que forem denunciados pelos jogadores por atrasos de salário perderão pontos.

Na última temporada, 41 times disputaram o torneio, por conta de decisão judicial que determinou a participação de 21 clubes e o rebaixamento de cinco no Campeonato Brasileiro da Série C de 2013. No final da primeira fase, houve confusão, pois o regulamento não especificava como ficaria o ranking de confronto das oitavas para os times que tiveram mais jogos.

Dos 40 participantes, apenas quatro ainda não foram definidos. Acre, Piauí, Espírito Santo e Paraíba esperam o final de seus estaduais para definir seus representantes. A CBF estipulou o final de maio como limite para desistência de algum dos times. A federação do estado do desistente terá que indicar um substituto. 

Treze-PB, Crac-GO, Duque de Caxias-RJ e São Caetano foram rebaixados na Série C do Brasileiro no ano passado e não precisaram se classificar pelos estaduais. Com a presença do Azulão, São Paulo terá três representates. Red Bull e Botafogo, que alcançaram a vaga através do Paulistão. O trio paulista, no entanto, ficará separado, assim como os representantes cariocas. 

Paulista e Carioca estarão representados nos últimos grupos. Enquanto o Botafogo terá adversários de Centro-Oeste e Minas Gerais, o Red Bull e o São Caetano terão que viajar mais para o Sul do País, onde enfrentarão equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Regulamento

Na primeira fase, os 40 clubes são divididos em oito grupos com cinco clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se à segunda fase. A classificação será levada em conta. Sendo assim, o time de melhor campanha entre os líderes enfrentará o pior segundo colocado e assim por diante. 

Os 16 classificados na 2ª fase jogam em sistema eliminatório em jogos de ida e volta – iniciando-se nas oitavas de final – onde classificam-se os clubes com melhor resultado agregado, considerando vitórias e gols marcados como visitante.

Na terceira fase (quartas de final), os oito clubes restantes novamente jogam em sistema eliminatório, idêntico ao da fase anterior, classificando-se os vencedores para as semifinais. Os clubes com melhor campanha jogam a segunda partida em seu estádio.

Os quatro semifinalistas conquistam o direito de disputar a Série C de 2016. Os vencedores das semifinais jogam as finais em ida e volta, com o clube de melhor campanha realizando a partida decisiva em seus domínios. O melhor resultado agregado nas finais definirá o campeão da Série D de 2015.


Confira os Grupos:


Grupo A1

AC-1
Nacional-AM
Remo-PA
Sâo Raimundo-RR
Vilhena-RO

Grupo A2
Guarani-CE
Imperatriz-MA
Santos-AP
PI-1
Interporto-TO

Grupo A3
Coruripe-AL
Colo Colo-BA
PB-2
Serra Talhada-PE
Globo-RN

Grupo A4
Jacuipense-BA
Central-PE
Treze-PB
Estanciano-SE
Goianésia-GO

Grupo A5
ES-1
Comercial-MS
Aparecidense-GO
Caldense-MG
Operário-MT

Grupo A6
Crac-GO
Gama-DF
Villa Nova-MG
Duque de Caxias-RJ
Botafogo-SP

Grupo A7
Resende-RJ
Red Bull-SP
Operário-PR
Inter de Lages-SC
Ypiranga-RS

Grupo A8
Volta Redonda-RJ
São Caetano-SP
Foz do Iguaçu-PR
Metropolitano-SC
Lajeadense-RS






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.