Ex-correspondente da TV Globo no Maranhão é detido sob suspeita de tráfico de drogas
Jornalista levava substância análoga a cocaína em seu veículo; ele teria dito se tratar de pó de giz
![]() |
Carros apreendidos com a substância suspeita: no detalhe, o repórter Alex Barbosa |
O jornalista Alex Barbosa, ex-correspondente da Rede Globo no Maranhão, atualmente em Mato Grosso, e mais três funcionários da TV Centro América, foram detidos, no final da tarde desta segunda-feira (12), na rodovia MT-070, na região da fronteira entre Cáceres, no Brasil e a Bolívia.
Uma equipe de policiais militares do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) fez a abordagem no veículo do jornalista e encontrou uma grande quantidade de pó branco, substância parecida com cocaína.
Segundo informações preliminares, Barbosa, que faz reportagens para a rede nacional da TV Globo, teria dito que se tratava de pó de giz, ou gesso. E que estaria fazendo uma matéria sobre o tráfico de cocaína na região e a vulnerabilidade da fronteira (leia abaixo).
O jornalista e a equipe foram conduzidos para a base da Polícia Federal, em Cáceres.
No local, o veículo foi inspecionado e feito o narcoteste com a substância, para se verificar se trata-se, ou não, de cocaína. O resultado deu negativo.
Quatro foram detidos (atualizado às 20h30)
A reportagem apurou que, além de Alex Barbosa, mais três pessoas foram detidas pelo Gefron.
![]() |
Carregamento no carro conduzido pelo jornalista da TVCA; PF fará teste |
Eles estavam em dois veículos, um Gol e uma Parati, ambos da VolksWagem. Eles também seriam funcionários da TVCA.
TV não se posiciona (20h56)
A reportagem tentou entrar em contato com a redação da TV Centro América, em Cuiabá. As chamadas não foram atendidas.
Até o momento, a TV não emitiu nenhuma nota de esclarecimento sobre a apreensão do jornalista Alex Barbosa.
"Eles são suspeitos", diz secretário Zaque (atualizado às 21h30)
O secretário Mauro Zaque, que falou sobre ocorrência com jornalista
O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, afirmou que os quatro detidos pelo Gefron passarão pelo procedimento padrão, adotado neste tipo de ocorrência.
![]() |
O secretário Mauro Zaque, que falou sobre ocorrência com jornalista |
"Eles são suspeitos, com certeza, porque não sabemos, ainda, que substância foi apreendida no veículo. Eles já estão na delegacia da PF e a substância será submetida ao narcoteste", afirmou.
O secretário ainda enalteceu o trabalho do Gefron.
"Quero, publicamente, parabenizar os policias do Gefron, que em pleno feriado estão colocando suas vidas em risco para proteger a nossa fronteira. Sabemos que eles não têm, ainda, as condições adequadas para atuar no combate ao narcotráfico, mas o fazem de modo heróico, sem folga, e com dedicação integral", disse.
Gefron confirma placas de veículos (atualizado às 21h40)
Os veículos detidos pelos policiais militares do Gefron foram um Gol, adesivado com a logomarca da TVCA, placas OAV-1076; e uma Parati branca, placas OAX-7415 - esta última conduzida por um boliviano, que trabalha no Brasil, e disse conhecer a região de fronteira.
Pó encontrado é gesso; equipe foi liberada (atualizado às 07h12)
Segundo informações preliminares, a equipe da TV Centro America teria sido liberada na noite da segunda-feira, após a realização do narcoteste e a comprovação de que a substância era gesso.
A equipe estaria fazendo uma simulação sobre a fragilidade e vulnerabilidade da fronteira entre a Bolívia e o Brasil, e pretendia passar com o pó de gesso pela região, quando foi abordada pelo Gefron.
No total, havia no carro da TV 169 invólucros, pesando 232,42 kg, contendo a substância. Segundo laudo da PF, testes feitos com uma substância reagente (Scott) deu negativo para cocaína.
Fonte: Mídia News
Nenhum comentário: