Pensando em filhos e netos deputados reduzem idade mínima para se eleger a deputado, governador e senador
Pensado na carreira política de filhos e netos, os deputados federais aprovaram na sessão desta quinta-feira, dia 11, por 337 votos a 73, a proposta que reduz de 21 para 18 anos a idade mínima para a eleição de deputados federais, estaduais e distritais.
Governador e senador: Dando prosseguimento a essa preocupação, mais de política familiar do que com a nação brasileira, na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também a redução de 30 para 29 anos a idade mínima para a eleição de governador, vice-governador e senador da República. Neste caso a aprovação foi de 362 votos a 48.
Sobre o resultado da redução de 21 para 18 anos de idade para concorrer ao cargo de deputado federal e estadual e distrital, o deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, líder do partido na Câmara dos Deputados, desceu criticas ao parlamento. "Esta Casa tem tomado atitudes, através de votação, que vão no sentido contrário dessa proposta. Nós aumentamos a idade de aposentadoria para 75 anos. Como é que vamos fazer agora demagogia para botar menino de 18 anos para ser deputado federal?", questionou.
Mas o que se entende nesse posicionamento do deputado maranhense, não é com a idade de aposentadoria e sim com seus colégios eleitorais espalhados pelo estado, onde os prefeitos que o apóiam podem a partir da próxima eleição lançar seus filhos, netos ou sobrinho e ele não retornar para a Câmara onde 1983.
Na próxima terça-feira (16), os deputados retomam a análise do primeiro turno da reforma política e poderão votar temas como a reforma de cotas para mulheres nas eleições proporcionais. O segundo turno da proposta deverá ser votado na primeira semana de julho, de acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Nenhum comentário: